sábado, 5 de novembro de 2016

20 Novembro - Dia da Consciência Negra


Em 20 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida por marcar o
dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a 
escravidão.


"Sejamos pois conscientes de nossa igualdade enquanto seres humanos nascidos do mesmo barro."
(Anônimo) 

23 comentários:

Unknown disse...

Escolhi o filme Histórias Cruzadas,eu entendi que uma menina chamada Emma Stone sonha em entrevistar mulheres negras saber quem elas são.Passa algumas partes que mulheres falam que as empregadas não devem usar o mesmo banheiro que elas porque pode ser prejudicial a saúde das crianaças, então mostra o quanto as pessoas tem preconceito e não conseguem viver com as suas indiferenças.
Brenda Santos Silva Ginilhu 8 ano A

Unknown disse...

DAVI CHAVES DE ALMEIDA 7 ANO A A história se passa no condado de Brooklyn em Nova York nos anos de 1982 e 1983. A família Rock se muda para uma casa no bairro de Bedford-Stuyvesant, vindos de um conjunto habitacional, e lá o filho mais velho do casal Julius Rock (Terry Crews) e Rochelle Rock (Tichina Arnold), chamado Chris, é matriculado numa escola de pessoas brancas chamada de Corleone, por sua mãe pensar que assim teria uma educação melhor em relação às escolas de Bed-Stuy. Por ser negro, Chris enfrenta muitos preconceitos, pois em sua época, a sociedade americana ainda era resistente a preconceito ou deboches. Chris conhece um garoto branco chamado Greg, com quem mantém uma amizade por longo tempo. A família de Chris, é composta por dois irmãos, o do meio chamado Andrew (Drew) e a mais nova chamada de Tonya. Seus pais se chamam Rosalie (Rochelle) e Julius. Rochelle é uma mulher extremamente estressada e Julius uma pessoa extremamente trabalhadora, que luta pelo sustento de sua casa, não gostanto de gastar dinheiro excedente do necessário

Anônimo disse...

Escolhi o filme 12 anos de escravidão.Ele conta a historia de Solomon, que era um homem livre, mas foi capturado e passou 12 anos sendo escravizado. Durante esses 12 anos, ele passa por várias coisas para ser liberto.
Yasmim Caires - 8º ano A

Anônimo disse...

O filme narra a produção de uma obra pelo ponto de vista das empregadas domésticas do anos 60, essas figuras, sempre negras de baixa renda e moradoras de subúrbio, sofriam ainda mais discriminação que os demais afrodescendentes da cidade. Não só haviam regras quanto brancos falarem com negros, mas também como a utilização de transportes públicos e ocupação de demais lugares, com as domésticas, a discriminação não se encontrava somente na rua, mas também em seu trabalho a situação já anda tomando conta da pequena comunidade de Jackson, no Mississippi há algum tempo. Quando Emma Stone, retorna a sua cidade natal, a jovem se depara com todos esse escândalos que se tornaram cada vez mais absurdos até onde ela tinha noção dos mesmos. Indignada, ela se aproxima da empregada de uma de suas amigas para receber ajuda com uma coluna doméstica de um jornal, tendo logo depois a ideia de escrever um livro do ponto de vista dessas reprimidas mulheres há muito tempo discriminadas. É um filme que comove facilmente e revolta com as personagens racistas e a discriminação das empregadas. Luana Antoni de Oliveira Franca 8º ano A, eu escolhi o filme historias cruzadas

Unknown disse...

Isabella Loiola 7A
Escolhi o filme 12 anos de escravidão.
O filme fala de Solomon um homem negro que nasceu livre. Solomon è chamado para uma falsa entrevista de emprego quando è sequestrado e levado para Louisiana onde è mantido como escravo por doze anos. Depois dos doze anos è resgatado em janeiro de 1853.

Anônimo disse...

Para ter uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Sim, pode existir. pois o que Mandela mais queria era que negros e brancos vivessem em união, sem preconceitos.

João Vitor F. Rodrigues-7ano A

Unknown disse...

Eu escolhi o filme 12 anos de escravidão - O filme conta um acontecimento na vida de Solomon,violinista,quer ir para Washington tentar melhorar sua vida,mas tudo dá errado ele foi dopado e teve o nome mudado (Platt),e também se tornou escravo,que era um negro livre.
Relata uma história verídica,onde um homem que é negro livre,é sequestrado para servir de escravo.
E também demonstra as condições que eram impostas para os negros,que são bem demonstradas ao longo do filme.
"Platt" lutou bastante para conseguir a sua liberdade de volta,e só ocorreu após 12 anos,com a ajuda de seu advogado Samuel.Ao conseguir sua liberdade,seus filhos ja eram grandes,ja tinha netos.

Geovanna Nascimento 8 ano A.

Anônimo disse...

A vida secreta das abelhas - É uma jovem inconformada por ter causado a morte da mãe, que mal conheceu, é vítima do desamor fonoaudiólogo violento. A garota tem costume em escrever histórias, ela resolveu fugir de casa com a sua empregada negra. na viajem ela conhece três apicultoras negras, respeitas é totalmente independentemente. lá essa garota descobre diversos assuntos. também sobre a injustiça racial sofrida no país. E lá descobre que ela está no lugar certo .

João Vitor F. Rodrigues-7ano A

Unknown disse...

Para ter uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Sim, pode existir. pois o que Mandela mais queria era que negros e brancos vivessem em união, sem preconceitos.

Murilo Santos
7º ano A

Anônimo disse...

Escolhi o filme Histórias Cruzadas,eu entendi que uma menina chamada Emma Stone sonha em entrevistar mulheres negras saber quem elas são.Passa algumas partes que mulheres falam que as empregadas não devem usar o mesmo banheiro que elas porque pode ser prejudicial a saúde das crianaças, então mostra o quanto as pessoas tem preconceito e não conseguem viver com as suas diferenças
miguel esteves 7ano

Anônimo disse...

Assisti a série de "Todo Mundo Odeia o Chris", que conta a história de um garoto negro que mora no Brooklyn e estuda em uma escola somente de brancos, ele tem um amigo branco chamado Greg, o Chris e seu amigo sofrem preconceito de Caruso um menino que não liga para o sofrimento dos outros, a série é baseada em fatos reais.

Abner Xavier
7º ano

Anônimo disse...

Decidi assistir o seriado "TODO MUNDO ODEIA O CHRIS" que narra a história de um garoto negro e sua família, o garoto Chris estuda em uma escola que só vai pessoas brancas que normalmente tem preconceito com uma pessoa negra, apesar de tudo isso ele é feliz, sua professora também é preconceituosa pois ela considera a sua família drogada, ladrões etc.

Bruno Ariel Vieira
7ano A

Anakaleõ disse...

Mandela foi um dos maiores ícones da luta contra o racismo. Defendeu com o seu suor a sociedade negra, morreu sem nenhum peso,mas com a esperança de que podemos viver em uma sociedade sem discriminação.
ANAKALEÕ 8 ANO A

Anônimo disse...

Em 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra.
Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra.
Sheila Ferreira 7 ANO A

Anônimo disse...

Eu Assisti a série de "Todo Mundo Odeia o Chris", que conta a história de um garoto negro que mora no Brooklyn e estuda em uma escola somente de brancos, ele tem um amigo branco chamado Greg, o Chris e seu amigo sofrem preconceito de Caruso um menino que não liga para o sofrimento dos outros, a série é baseada em fatos reais.
Lucas Rios 7 ANO A

Anônimo disse...

A

Anônimo disse...

b

Anônimo disse...

C

Anônimo disse...

D

Unknown disse...

Eu assisti "12 anos de escravião" o filme fala sobre Solomon Northup um negro livre mas que foi levado por amigos, e vendido como escravo para os senhores. O resto você já deve saber ( uma sucessão de cenas duras e de momentos de virar o estômago ) assim como a historia diz. Ele come restos de comida que os senhores ou donos não querem mais.

Gabriel Souza 8º A ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Anônimo disse...

O filme fala história de Solomon Northup, um negro livre nascido nos Estados Unidos. Northup era músico e trabalhava como violinista.Vivia com a esposa e dois filhos. Certo dia, dois homens visitam Northup para lhe oferecer um emprego em Washington, e ele aceita. Assim que os três chegam lá, os homes embriagam e drogam Northup antes de o jogarem numa senzala de propriedades de James Burch, um rico vendedor de escravos.
Após 12 anos trabalhando nas plantações como escravo,ele é liberto

Victórya Oliveira- 7º ano A

Anônimo disse...

Decidi assistir o filme: 12 Anos de Escravidão, ele fala da vida de Solomon Northup, ele foi um negro livre que morava com a esposa e os dois filhos. Certo dia recebe uma proposta de emprego em Washington e aceita. Chegando lá ele é escravizado e depois de 12 anos trabalhando nas plantações é libertado.
Letícia Soares 7A

Anônimo disse...

Dia da consciência negra
-20 de novembro
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
-Marilia 7°ano A